quinta-feira, 14 de junho de 2018

Facebook lança ferramenta para reforçar a doação de sangue nos hemocentros



Por Rebeka Gonçalves

As pessoas que queriam ser doadoras de sangue, mas não tinham tempo, agora poderão receber notificações dos bancos de sangue mais próximos. A novidade é que o Facebook, em parceria com o Ministério da Saúde, lançou uma nova ferramenta que permite a realização de eventos para atrair voluntários ou solicitações urgentes para reforçar o estoque de sangue.

No perfil do Facebook, as pessoas podem se registrar como doadoras de sangue e serão notificadas quando houver necessidade de doação de sangue nos hemocentros mais próximos. Para Flávio Vormittag, coordenador da área de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, a ferramenta vai incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras de sangue: “Mesmo vivendo em uma era tão tecnológica como a nossa, o sangue ainda é insubstituível, e quem precisa só consegue graças à generosidade de quem doa. Esperamos que este incentivo ajude a conscientizar a população e aumentar a fidelização de doadores regulares”, avalia o coordenador.

No total, são 64 postos de coleta que abastecem mais de 1000 hospitais e organizações de saúde por todo o país.

Como se cadastrar

Quem usa a rede social no Brasil já pode se registrar como doador de sangue em seu perfil ou acessando facebook.com/donateblood. Essas informações permanecerão privadas e definidas com visibilidade “Somente eu”, mas as pessoas poderão compartilhar seus status de doadoras sempre que quiserem.

A ferramenta facilita o contato das organizações de saúde com os doadores de sangue. O trabalho já abrange seis bancos de sangue centrais: HemoCE (Ceará) na região Nordeste, HemoPA (Pará) na região Norte, HemoSC (Santa Catarina) no Sul, Fundação Hemocentro Brasília no Centro-Oeste, e, na região Sudeste, HemoRio (Rio de Janeiro) e Pró-Sangue (São Paulo).

A notificação será automática

Quando os bancos de sangue estiverem buscando doações, poderão criar posts especiais para divulgação ou navegar até facebook.com/findblooddonors. O Facebook notificará automaticamente os doadores de sangue que estiverem próximos para que possam ajudar. Os doadores verão a solicitação e poderão entrar em contato diretamente com os bancos de sangue. Mas, nenhuma informação desses doadores aparecerá para o banco de sangue, a não ser que o doador forneça.

No caso de campanha de doação de sangue, os bancos poderão criar um evento no Facebook e os doadores próximos serão automaticamente notificados. Esses doadores visualizarão o evento e, caso queiram, poderão indicar se pretendem comparecer ou estão interessados em participar. 

No Brasil, 1,6 % da população brasileira doa sangue. Mas, apenas 10% da população da Região Metropolitana do Recife está cadastrada no banco de sangue. Em breve, o Facebook vai estender a ferramenta a outros bancos de sangue e unidades de saúde do país.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário