quarta-feira, 13 de junho de 2018

ANS autoriza reajuste de 10% em planos individuais e familiares



A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou o reajuste dos planos de saúde médico-hospitalares individuais e familiares com a taxa máxima de 10% para os próximos 12 meses. O anúncio foi feito na tarde de segunda-feira (11/06) durante a 487ª reunião da diretoria do colegiado. O reajuste é menor que os aplicados nos últimos 3 anos, que ficaram em torno de 13%.

Durante a reunião, Karla Santa Cruz Coelho, diretora de normas e habilitação de produtos, apresentou uma proposta de reajuste de 13,3%, tomando como base a média dos pleitos apresentados pelas operadoras dos planos. No entanto, os outros diretores da ANS preferiram utilizar a metodologia chamada de moda, que opta pelo percentual mais comum entre as demandas apresentadas. A proposta já foi aprovada pela diretoria, mas ainda aguarda o parecer da Secretaria de Promoção da Competitividade do Ministério da Fazenda para ser divulgada.

De acordo com Elano Figueiredo, advogado especialista em saúde, o reajuste sempre foi mal explicado e por isso os usuários não entendem como funciona. “Querem comparar os índices gerais de preços com o da saúde. Não é possível. Na saúde há incorporação de novas tecnologias, novos tratamentos e quanto mais avança a medicina, mais caro fica seu custo. Então não se pode comparar com a inflação”, analisa.

O advogado enfatiza que a evolução da tecnologia na área de saúde e as fraudes no sistema de prescrição tornam o custo mais elevado e complexificam ainda mais a questão do reajuste. “Veja como exemplo a evolução dos exames por imagem. Depois do raio-x, veio a tomografia e depois a ressonância, agora o Pet-scan. Todos são acumulativos, continua existindo o raio-x. Ainda mais, vejo muita fraude nas prescrições médicas. Muita mesmo. Próteses, tratamentos experimentais, falsos especialistas, internações psiquiátricas fraudulentas, isto também contribui para o aumento do custo. E o consumidor sai prejudicado”, avalia.

Em caso de dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a Agência por meio de seus canais de atendimento, o disque ANS (0800 701 9656), a central de atendimento ao consumidor (www.ans.gov.br), e/ou pessoalmente em um dos 12 núcleos de atendimento existentes nas cinco regiões do país. 

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