quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Presidente do Cremepe fala sobre os desafios para gestão da entidade no próximo mandato



No último sábado (11/08), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) divulgou o resultado das eleições da entidade para a gestão 2018-2023. A chapa 1 “Ética em respeito ao médico” venceu o pleito com 55% dos votos válidos (5949 votos) contra a chapa 2 “Mudar e agir” que obteve 4610 votos. O mandato dos membros – 20 titulares e 20 suplentes – tem início no dia 1º de outubro deste ano. A eleição aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto, com urnas na sede, delegacias e diversos hospitais da capital e interior do estado. 
De acordo com André Dubeux, presidente do Cremepe, a eleição desse ano foi muito acirrada e marcada por disputa judicial, sobretudo pela chapa 2. Em entrevista ao Blog Saúde e Bem Estar, ele falou sobre a expectativa para a gestão no próximo mandato. “As expectativas ou desafios são enormes. Educação continuada para os médicos; garantir melhores condições de trabalho; formação do médico e campo de prática; segurança dos colegas que hoje são alvo de violência verbal e até física por problemas de estrutura do serviço também será alvo desta gestão”, declarou.
O presidente do Cremepe pontuou ainda sobre o crescimento do número de profissionais em formação no Estado. “Os desafios são enormes, o aumento de profissionais formados sem vaga para todos de Residência Médica, vínculos precários, dificuldade em concursos públicos, saúde pública passando por problemas seríssimos de estrutura e financiamento, além da formação médica em xeque”, avaliou Dubeux.
Sobre o apoio da entidade à população, no que diz respeito a prestação de serviços médicos de qualidade, André Dubeux afirmou que o Cremepe já vem atuando há algum tempo tirando dúvidas dos pacientes através de sua ouvidoria. “Os órgãos de controle como o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também vêm ajudando com seminários dirimindo dúvidas, bem como evitando a judicialização da medicina. Enfim, é um conjunto de fatores que juntos ajudam a melhor interlocução com a população”, conclui.
Justificativa de ausência 
Os médicos que não votaram devem encaminhar sua justificativa de ausência ao Conselho em até 60 dias. O documento deverá conter as seguintes informações: nome completo e número do CRM e a exposição dos motivos da não participação na eleição com os devidos comprovantes. Quem não justificar estará sujeito a multa no valor de R$ 79,00, conforme Art. 21 da Resolução CFM 2166/2017. O comprovante de votação dos votos por correspondência estará disponível nos próximos dias no site eleicoes.cremepe.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário