segunda-feira, 7 de maio de 2018

Alergia: Entrevista com especialista esclarece sobre a doença e a prevenção



A chegada do inverno e o aumento da poluição nos grandes centros urbanos propiciam uma maior incidência das manifestações alérgicas. É também nesse período que celebra-se, anualmente, o Dia Nacional de Prevenção da Alergia (07/05). A data foi criada com o intuito de alertar a população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
Segundo dados da World Allergy Organization (WAO), as doenças alérgicas atingem de 30% a 40% da população mundial, sendo a rinite e a asma as mais comuns. Estes dois tipos acometem entre 10% a 20% da população, sendo que 80% dos indivíduos com asma também têm rinite alérgica. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 35% da população brasileira tem alergia, doença considerada a 5ª maior causa de internações no SUS.
A diretora científica da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) da regional Pernambuco, Ana Caroline Dela Bianca, explicou que a entidade local acompanha a campanha nacional da associação que, esse ano, enfatizará a dermatite atópica através de publicidade em outdoors. Dela Bianca lembrou que esse mês haverá também uma ação em virtude da Semana da Imuno Deficiência.
Para marcar o Dia Nacional de Prevenção da Alergia, o Blog Saúde e Bem Estar entrevistou a alergologista e imunologista Ana Carla Moura, para esclarecer à população sobre a doença e quais os cuidados necessários para prevenção. Confira a entrevista completa:

SBE - O que é Alergia?
Ana Carla Moura - A alergia é uma reação exagerada do sistema imune aos alérgenos em indivíduos predispostos geneticamente, conhecida como reação de hipersensibilidade.
SBE - Quais os tipos de reação?
Ana Carla Moura - As reações alérgicas podem ser classificadas em reações IgE mediadas, não IgE mediada ou mediadas por células.
SBE - Quais alergias são mais comuns?
Ana Carla Moura - Alergia Alimentar, Rinite Alérgica, Asma Brônquica, Dermatite Atópica, Reação a Medicamentos, Alergia a picada de insetos e Anafilaxia (reação alérgica grave que atinge vários sistemas do corpo).
SBE - O que pode causar?
Ana Carla Moura - Predisposição genética juntamente com fatores epigenéticos (modificações do genoma, mas que não envolvem uma mudança na sequência do DNA) e sensibilização a alérgenos - alimentares ou ambientais.
SBE - Qual o índice de pessoas portadoras de algum tipo de alergia?
Ana Carla Moura - Cerca de um terço da população mundial apresenta doenças alérgicas. Nas últimas décadas, houve um aumento significativo da prevalência de alergias, o que as tornam, definitivamente, um problema de saúde pública e relevante impacto na qualidade de vida de crianças e adultos.
SBE - Existe um grupo de risco acometido com mais frequência?
Ana Carla Moura - Principalmente, crianças e adultos jovens, podendo ocorrer em qualquer faixa etária, inclusive idosos. O termo marcha atópica é um conceito da evolução das doenças alérgicas, que podem ocorrer de forma sequencial, a partir dos primeiros anos de vida. Em geral, a Dermatite Atópica é a primeira manifestação clínica da marcha alérgica, seguida de Asma e/ou Rinite Alérgica demonstrando o caráter de frequente de persistência ou progressão de sintomas através das várias fases da vida.
SBE - Quais são os sintomas?
Ana Carla Moura - Os sintomas podem ser cutâneos - urticária, dermatite; respiratórios - coriza, espirros, coceira nasal como na rinite alérgica ou tosse crônica ou crises de sibilância (ruído semelhante a um assobio); gastrintestinais - vômitos, diarreia, dor abdominal; ou sistêmicos como na anafilaxia - reação alérgica grave onde vários sistemas podem estar envolvidos, inclusive sistemas cardiovascular (pressão baixa) e nervoso central (síncope ou perda dos sentidos devido à deficiência de irrigação sanguínea no cérebro).
SBE - Como é feito o diagnóstico?
Ana Carla Moura - O diagnóstico é realizado através da anamnese (história clínica + exame físico) aliado a testes cutâneos que avaliam a sensibilização aos diversos alérgenos. Outras ferramentas diagnósticas podem ser utilizadas conforme a doença alérgica, como o Patch teste (teste de contato) para a dermatite de contato ou reação adversa a medicamento, ou ainda o teste de provocação para confirmar o diagnóstico de alergia alimentar e medicamentos. No entanto, devem ser realizados pelo especialista após avaliação clínica criteriosa.
SBE - Quais são as possibilidades de tratamento?
Ana Carla Moura - Há várias possibilidades terapêuticas – tratamento com corticoides tópicos e inalatórios, Imunoterapia alérgeno-específico (tratamento de doenças através da produção de tolerância imunológica) e, nos últimos anos, o uso de imunobiológicos para tratamento da Asma, Urticária Crônica e mais recentemente para Dermatite Atópica.
SBE - Como prevenir as reações alérgicas?
Ana Carla Moura - A prevenção pode ser iniciada em vários períodos da vida, inclusive já na gravidez. Atuar na modificação do curso da doença atópica significa estabelecer uma prevenção primária (impedir a sensibilização precoce), secundária (deter a expressão da alergia em indivíduos já sensibilizados) e a terciária (redução da morbidade da doença já instalada). As medidas preventivas variam de acordo com as doenças alérgicas como  evitar exposição ao tabagismo para Asma, hidratação cutânea precoce para Dermatite Atópica, são alguns exemplos. Nos indivíduos sensibilizados, a  educação dos pacientes e familiares é fundamental, como evitar exposição ao alérgeno desencadeante, uso correto e regular da medicação, e manejo terapêutico adequado nas crises. Em pacientes com história de reações graves, casos de anafilaxia, o reconhecimento de sinais e sintomas são essenciais, bem como a prescrição de adrenalina auto injetável.
SBE - Há cura para a doença?
Ana Carla Moura - Até o momento, não podemos falar em cura, mas em controle de sintomas. Idealmente, seria a prevenção primária (impedir a sensibilização alérgica e a quebra da tolerância imunológica), que tem sido objeto de estudo e pesquisa na literatura recente.
SBE - Que orientações poderiam ser dadas à população sobre os cuidados e prevenção?
Ana Carla Moura - Aleitamento materno exclusivo principalmente nos primeiros 4 meses de vida; Evitar tabagismo durante a gestação e após; Diminuir estresse; Praticar atividade física regularmente; Atividades ao ar livre; Diminuir a ingestão de alimentos processados e industrializados;  Evitar exposição ao alérgeno desencadeante (a exemplo do ácaro); Consultar um especialista logo no início dos sintomas de doenças alérgicas. 


Ana Carla Moura
Alergologia e Imunologia, Especialização pelo Instituto da Criança no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), Título de Especialista pela Associação Brasileira de Alergologia e Imunologia (ASBAI).

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário