terça-feira, 2 de outubro de 2018

Prefeitura do Recife realiza ações em alusão ao Outubro Rosa


Atividades acontecerão nas unidades de saúde, locais públicos e instituições religiosas. Dois caminhões de mamografia percorrerão a cidade
No mês de luta contra o câncer de mama, a Prefeitura do Recife promoverá diversas atividades para chamar atenção da população sobre o assunto. As ações acontecerão em locais públicos e instituições educacionais e religiosas. Haverá palestras, rodas de conversa, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis, exames de mamografia e outras ações de promoção à saúde. A programação detalhada, assim como o calendário do mamógrafo estão disponíveis no portal da prefeitura – www.recife.pe.gov.br.
O Hospital da Mulher do Recife (HMR) estará iluminado com a cor rosa e, a partir de quarta-feira (03/10), haverá seis dias de exames de mamografia, totalizando 310 procedimentos, sem necessidade de marcação prévia. Para ter acesso ao exame, a usuária precisa ter o cartão SUS com endereço do Recife e idade entre 50 e 69 anos, como preconiza o Ministério da Saúde.
No HMR acontecerão ainda mini palestras itinerantes sobre alimentação saudável, diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o papel da amamentação na proteção da doença. Por meio de uma parceria com a Academia Recife, um educador físico vai realizar exercícios com as pacientes. A unidade disponibilizará ainda limpeza de pele e dicas sobre auto maquiagem.
Entre junho e setembro, 881 agentes comunitários de saúde foram treinados para intensificar a busca ativa de mulheres em relação ao câncer de colo de útero e de mama. Neste mês, outros profissionais também serão capacitados seguindo o tema ‘Câncer de Mama: Vamos falar sobre isso? A importância do trabalho da equipe de saúde na informação e busca ativa de mulheres’.
Mamógrafo móvel
Ao longo do mês, dois caminhões equipados com mamógrafo percorrerão bairros dos oito Distritos Sanitários do Recife, oferecendo vagas para a mamografia de rastreio para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Ao todo, são 45 ações em outubro, totalizando 3.640 vagas para o exame.
Não é necessário fazer agendamento para ter acesso ao exame. As mulheres dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde devem levar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência (deve ser moradora do Recife). Quem está fora dessa faixa etária e precisa fazer o exame, deve procurar a unidade de saúde da família de referência, para pegar encaminhamento.
O resultado é entregue em até 20 dias na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou naquela que se localiza mais perto da ação. Em cada local, são distribuídas 80 fichas – 40 em cada turno, exceto nas ações que acontecem até o meio-dia.
Outubro Rosa 
O movimento surgiu na década de 1990 para estimular a participação das pessoas no controle do câncer de mama. É celebrado anualmente, em todo o mundo, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
No Brasil, conforme revisão das Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, publicada pelo Inca em 2015, a mamografia é o método preconizado para rastreamento na rotina da atenção integral à saúde da mulher. É considerado o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário