segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Pernambuco investiga casos suspeitos de sarampo


Em 2017, apenas 69% das crianças de 1 ano tomaram a segunda dose da vacina no Estado
A Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) está investigando 5 possíveis casos de sarampo no Estado. Dois deles já foram notificados e têm quadro clínico compatível com a doença. Um deles é um homem de 27 anos, residente no Recife, com histórico de viagem para Manaus, região já considerada com epidemia da enfermidade. Segundo relato do paciente, ele teve contato com um caso suspeito durante a estada na capital do Amazonas. O outro caso é sua sobrinha de 2 anos, com quem teve contato ao voltar para a capital pernambucana. A menina não tem histórico vacinal da tríplice viral. Ambos apresentaram sintomas da doença e estão sendo investigados pelo município do Recife com o apoio do Estado. As outras três pessoas sob suspeita são relacionadas aos dois pacientes e também estão sendo acompanhadas.
Após a notificação dos dois casos, foi realizada a coleta de sangue de ambos, entre os dias 01 e 02 de agosto, e encaminhadas para o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). Os resultados, preliminares e não conclusivos, foram sugestivos para a doença. Contudo, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, para confirmar os casos é necessário o envio das amostras para realização de novas análises no laboratório nacional de referência, localizado na Fiocruz/RJ. O envio será realizado já nesta segunda-feira (06/08). Todas as ações de vigilância e controle estão sendo realizadas, independente do resultado laboratorial.
A SES/PE, em parceria com os municípios do Recife, de residência dos pacientes, e Jaboatão dos Guararapes, onde o homem de 27 anos trabalha, está realizando todas as ações de investigação, vigilância e bloqueio para evitar novos casos. As ações buscam identificar e monitorar todas as pessoas que tiveram contato com esses pacientes, imunizando aqueles sem histórico vacinal ou que não estão adequadamente vacinados, além de verificar a possibilidade da existência de novos casos. Durante a averiguação, foram identificados, no mesmo grupo familiar, três outros casos suspeitos, sendo um adolescente de 13 anos, uma jovem de 19 e uma mulher de 42 anos. 
“O trânsito de pessoas entre Estados e países intensifica o risco da reintrodução desses vírus em Pernambuco. Além disso, estamos vivenciando um período de baixa cobertura vacinal em todo o Brasil. Precisamos chamar a atenção do público para a vacinação, que é a melhor maneira de proteger nossa população contra essas e outras enfermidades, muitas delas potencialmente graves. Essa campanha é importante para ampliarmos nossas coberturas e continuarmos sem a circulação do sarampo e da poliomielite em nossas cidades”, afirma Ana Catarina de Melo, coordenadora do Programa Estadual de Imunização.  
A notificação desses casos em Pernambuco só reforça a importância da população manter a caderneta de vacinação corretamente atualizada. No caso do sarampo, a prevenção pode ser feita através da vacina tríplice viral, que previne também contra rubéola e caxumba. Ela deve ser aplicada em crianças com 12 meses, com um reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Crianças acima de 2 anos, jovens e adultos até os 29 anos e profissionais de saúde não vacinados anteriormente ou que não lembram se foram imunizados, devem tomar duas doses da tríplice viral, com intervalo de 30 dias entre elas. Já os adultos entre 30 e 49 anos, na mesma situação, devem tomar uma dose da tríplice.
Em 2017, 99% das crianças de 1 ano tomaram a primeira dose da vacina tríplice viral em Pernambuco. Contudo, apenas 69% fizeram a segunda dose, completando o esquema. A meta mínima para prevenir a circulação da doença é de 95%. No Estado, foram confirmados 199 casos de sarampo em 2013 e 27 em 2014, além de 1 caso importado em 2012. Anteriormente, o último registro tinha sido em 1999, com 240 casos. 
SARAMPO
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmitida por vírus e extremamente contagiosa. O paciente com a enfermidade pode apresentar os seguintes sintomas: febre, tosse, irritação ocular, corrimento do nariz, manchas avermelhadas no rosto, que avançam em direção aos pés. Também pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte. Além disso, o vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo. Mais comum na infância, o sarampo pode se desenvolver de maneira mais grave em recém-nascidos, desnutridos, gestantes e pessoas portadoras de imunodeficiências.
A transmissão se dá por meio do contato direto através de tosse, espirros, fala, secreções respiratórias ou da boca. O contágio ocorre na fase em que o doente apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas. 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário