quinta-feira, 28 de junho de 2018

Relatório da ONU indica um aumento do mercado de drogas ilícitas e medicamentos sem uso medicinal



A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que uso não medicinal de medicamentos que precisam de prescrição vem crescendo e está se tornando grave problema para a saúde pública no mundo. A informação é proveniente do Relatório Mundial sobre Drogas publicado na última terça-feira (26/06) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Ele constata ainda que o abuso desses opioides tem sido responsável por 76% das mortes envolvendo distúrbios relacionados ao uso de drogas.
De acordo com o relatório, em 2016, a apreensão de opioides farmacêuticos foi semelhante à de heroína, aproximadamente 87 toneladas, entre eles o tramadol e o fentanil. Normalmente, esses remédios são usados para o tratamento da dor crônica, mas os traficantes os fabricam e comercializam ilegalmente, causando assim danos consideráveis à saúde da população. Grande parte das apreensões foram identificadas em países da África, Ásia e América do Norte. Entre 2016 e 2017, a produção mundial de ópio aumentou 65%, atingindo 10.500 toneladas, a mais alta estimativa já registrada pelo UNODC desde o início do século 21. 
O documento mostra ainda o aumento do mercado de drogas ilícitas. Em 2016, a cocaína alcançou o índice mais alto, com uma produção de 1.410 toneladas. A maior parte é proveniente da Colômbia, mas o relatório também demonstra um crescimento do tráfico e consumo da droga na África e na Ásia. Já a cannabis foi a mais consumida por 192 milhões de pessoas, ao longo do último ano. Nos últimos 10 anos, o número de usuários da droga cresceu aproximadamente 16%.
Segundo Yury Fedotov, diretor-executivo do UNODC, o relatório aponta dados preocupantes em relação a ampliação e disseminação das drogas ilícitas e opioides. “As descobertas do Relatório Mundial sobre Drogas deste ano mostram uma expansão dos mercados de drogas ilícitas, com a produção de cocaína e de ópio atingindo recordes altíssimos, o que apresenta vários desafios em diversas frentes”, afirmou. 
Ele destacou ainda que o órgão está empenhado em trabalhar com os países membros para buscar soluções para o problema, bem como para atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A pesquisa mostra que o número de usuários de drogas foi de 275 milhões em 2016, o que representa cerca de 5,6% da população global entre 15 e 64 anos. O documento também indica que o público jovem é o mais vulnerável ao uso, principalmente na faixa etária entre 12 e 25 anos.
Outro dado alarmante é o aumento em 60% das mortes causadas pelo uso de drogas e opioides, entre 2000 e 2015. O Relatório Mundial sobre Drogas de 2018 apresenta uma visão global sobre a fabricação e o consumo de opioides, cocaína, cannabis, estimulantes do tipo anfetamina e novas substâncias psicoativas, bem como sobre seu impacto na saúde. 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário