sexta-feira, 29 de junho de 2018

Hospital Português atinge sucesso em 95% dos transplantes de fígado

O procedimento é realizado de maneira gratuita através do Sistema Único de Saúde
A equipe de transplante de fígado do Real Hospital Português (RHP) celebra o resultado positivo de 95% de sucesso na execução dos procedimentos no último ano. O serviço de transplante de fígado do RHP iniciou suas atividades em dezembro de 2015, já realizou 55 transplantes e o atendimento é todo realizado de maneira gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo César Lyra, cirurgião e coordenador do serviço, o resultado é fruto da capacitação da equipe, juntamente com a estrutura e o apoio fornecidos pelo hospital. “Temos um serviço que, apesar de jovem, tem conseguido excelentes resultados, pela expertise da equipe que foi buscar técnicas cirúrgicas modernas e pela estrutura que nos é fornecida pelo hospital, que hoje tem a melhor estrutura do Norte/Nordeste. Que tem dado todo apoio para o desenvolvimento do transplante, mesmo o procedimento sendo 100% coberto pelo SUS”, destaca.
“Conseguimos fazer transplante de fígado no Hospital Português com nível de excelência de primeiro mundo, isso tudo realizado pelo SUS”, comemora Fábio Moura, cirurgião do aparelho digestivo e transplante de fígado do Real Instituto de Cirurgia Oncológica.
O transplante de fígado é um procedimento muito complexo e delicado, mas sem ele o paciente não tem chance nenhuma de vida. “O paciente que tem indicação de um transplante de fígado tem uma doença terminal. Se o órgão não for substituído, o paciente terá apenas alguns meses, ou em casos mais extremos, apenas alguns dias de vida. Mas, se ele fizer o transplante, sua vida voltará à normalidade”, afirma Fábio Moura.
João Carlos Locio, de 71 anos, realizou o transplante no início desse ano e disse que ficou impressionado com a qualidade do atendimento e a estrutura do serviço ofertado pelo SUS. “O atendimento é de primeiro mundo aqui, eu fiquei impressionado com um atendimento desse pelo SUS, a assistência, a alimentação, o atendimento do paciente lá é número 1. Apartamento com ar condicionado, todo dia tudo era esterilizado. Coisa de primeiro mundo, em termos de médicos, aparelhagem. Os médicos são craques e dão muita assistência. Eu disse a eles, vocês são abençoados, são salvadores de vidas, se não fosse vocês eu estava morto”, elogia o paciente.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de fígado tem maior prevalência em homens do que em mulheres e o risco é de cerca de 1 caso em 81 homens, enquanto nas mulheres esse risco é de cerca de 1 em 196. Em média, cerca de 95% das pessoas diagnosticadas com câncer de fígado tem mais de 45 anos, 3% tem entre 35 e 44 anos e por volta de 2% tem menos de 35 anos. As principais doenças que podem levar à necessidade de um transplante são hepatite C, cirrose e câncer de fígado.
Na maioria dos casos, o câncer de fígado só pode ser tratado através de um transplante, que é um procedimento extremamente complexo, mas sem ele o paciente não tem chance de vida. Segundo dados do INCA, em 2008, o câncer de fígado foi responsável pela morte de 6.995 pessoas no Brasil. 
Os médicos destacam ainda que o paciente que não faz acompanhamento médico com certa frequência tem grandes chances de só descobrir o câncer de fígado num estágio avançado, já que, muitas vezes, a doença não apresenta sintomas relevantes. A equipe de transplante de fígado do RHP trata as doenças hepáticas desde o diagnóstico clínico até o transplante e conta com 2 cirurgiões, 3 hepatologistas, anestesistas, patologista, intensivista, enfermeiro e auxiliares. O atendimento é feito no Real Instituto de Cirurgia Oncológica.
Saiba mais
O que é o Transplante de Fígado?
É uma cirurgia que consiste na retirada do fígado de um paciente portador de uma doença hepática crônica ou aguda para colocar, no mesmo lugar, um fígado doado pela família de alguém com morte encefálica, ou parte do fígado de um doador vivo (doado por um familiar).
Quando é necessário um Transplante de Fígado?
Qualquer pessoa, criança ou adulto, que tem a vida comprometida por uma doença hepática grave e irreversível pode ser candidato ao transplante de fígado.
Doenças podem levar a necessidade de um transplante
Hepatite B
Hepatite C
Cirrose
Doença Hepática Alcoólica
Doenças autoimunes
Câncer de fígado
Esteatohepatite (hepatite causada pela gordura no fígado)
Grupos de risco
Profissionais de saúde
Usuários de drogas
Pessoas que fazem sexo sem preservativo
Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1990
Pessoas que já utilizaram piercing ou fizeram tatuagem
Pessoas que utilizam alicates de unha não esterilizados adequadamente

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário