sábado, 30 de junho de 2018

Dor lombar é a principal causa de afastamento do trabalho no Brasil


Por Rebeka Gonçalves
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor lombar é a segunda maior causa de visita de pacientes aos médicos, só perde para a dor de cabeça. O problema atinge mais de 80% da população mundial e é a maior causa de afastamento do trabalho em pessoas com menos de 45 anos. 
A lombalgia pode chegar com uma dor intensa. De acordo com o Ministério da Saúde, as razões para os problemas nessa região podem estar ligadas a diversas doenças, mas as mais comuns entre os brasileiros são a escoliose, a hérnia de disco e a artrose na coluna. 
O médico Luciano Temporal, especialista em Ortopedia e Traumatologia, explica sobre as causas dessas dores e os possíveis tratamentos. “As causas dessas dores são as mais variadas possíveis, desde dor muscular até hérnia de disco. Os tratamentos para essas dores variam desde medicação, analgésico, relaxante muscular ou anti-inflamatório, até fisioterapia”.  
Uma pesquisa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revelou que as dores nas costas são o principal motivo de afastamento de trabalhadores brasileiros por um período superior a duas semanas, confirmando o impacto que elas têm na qualidade de vida da população. 
Mas a dor nas costas também pode ser influenciada pela má postura no dia a dia, além do uso excessivo do celular e até travesseiros inadequados, como ressalta o ortopedista Luciano Temporal. “O uso do celular pode contribuir de uma forma negativa para essas dores, principalmente porque a pessoa passa muito tempo com uma postura de forma inadequada. Já o travesseiro é muito de adequação para cada pessoa, dependendo da posição que ela dorme. Se ela dorme de lado é indicado um travesseiro mais alto. E se for de barriga para cima um mais baixo”, esclarece.
O advogado Bruno Soares descobriu através de uma forte crise na coluna que tinha duas hérnias de disco: “tenho duas hérnias e espondilite anquilosante. Ainda estou em tratamento, faço pilates e fisioterapia”, relata. 
“A espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica. Ela ainda não tem cura e afeta as articulações do esqueleto axial, especialmente as da coluna, quadris, joelhos e ombros. Ainda não se conhece a causa e acomete mais homens, a partir do final da adolescência até os 40 anos. E, se não tratada, pode tornar-se incapacitante”, explica o ortopedista.  
Outro hábito ruim mencionado pelo especialista é ficar horas sentado em frente ao computador. Essa prática pode causar problemas no desenvolvimento de atividades que, caso não sejam corrigidos a tempo, podem se tornar sérios e, consequentemente, crônicos. Por isso, o ortopedista recomenda “o conselho mais importante que as pessoas têm que seguir é praticar atividade física de forma regular”, conclui. 
Hospitais especializados em ortopedia no Recife:
Hospital de Fraturas
Rua João Fernandes Vieira, 644
Boa Vista, Recife – PE
Tel:. (81) 3423.2399

Hospital de Ortopedia
Avenida Rui Barbosa, 1541
Graças, Recife – PE
Tel:. (81) 3092.977

Hospital Maria Lucinda – SPA Ortopedia
Av. Parnamirim, 95
Parnamirim, Recife – PE
Tel:. (81) 3267.4200

Hospital Getúlio Vargas
Av. General San Martin, S/N
Cordeiro, Recife – PE
Tel:. (81) 3184.5600
Marcação de consulta: Segunda a sexta, das 7 às 17 horas, presencial.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário