segunda-feira, 28 de maio de 2018

Hemope em busca de doadores regulares para repor estoque



Por Rebeka Gonçalves
Nos últimos meses, o Hemope, centro de referência nacional em hematologia e hemoterapia, registrou a falta em torno de mil bolsas de sangue por mês. De acordo com o centro, apenas 10% da população da Região Metropolitana do Recife é cadastrada no banco de sangue. 
O ideal seriam 400 coletas por dia, mas para esse número ser restabelecido é necessário um ato contínuo de doação. “Nosso maior desafio é fazer com que as pessoas se tornem doadoras regulares. Precisamos de continuidade. Se conseguirmos manter uma boa coleta por, no mínimo, 15 dias conseguiremos repor os estoques que estão críticos”, declara a diretora de hemoterapia do Hemope, Anna Fausta. 
O Hemope esclarece que, apesar da diminuição nas doações, o fornecimento de sangue para cirurgias de urgência e emergência continua sendo feito, inclusive as oncológicas, em todas as unidades da rede estadual. 
“Não tem melhor sensação do que saber que estou salvando vidas, é um sentimento de dever cumprido”, destaca Alana Crasto, engenheira e doadora há mais de quatro anos.
Para ser um doador, o indivíduo precisa ser saudável, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Pessoas com tatuagem feita a mais de um ano poderão fazer a doação normalmente e, no caso de piercing, também é possível desde que o mesmo não esteja na região íntima e/ou boca. 
Se a pessoa contraiu dengue, zika ou chikungunya ou está com qualquer sintoma dessas doenças, só deve realizar a doação após 30 dias do desaparecimento dos sintomas. Para quem se vacinou contra a gripe, a orientação é aguardar um período de 48 horas para realizar o procedimento. 
Além do hemocentro do Recife, localizado no bairro do Derby, há uma unidade de coleta dentro do Hospital da Restauração (HR) e, para quem quer ser doador e não mora na Região Metropolitana, existem unidades nos municípios de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina Ouricuri e Serra Talhada. Além disso, é possível agendar a doação para o turno da tarde por telefone. 
Serviço
Hemope/Derby
Funcionamento: De segunda à sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados.
Hemope/Hospital da Restauração
Funcionamento: Todos os dias, exceto sábado, das 7h15 às 12h e 13h às 17h30.
Agendamento de doação: 0800-081-1535

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário