sexta-feira, 27 de julho de 2018

Teste rápido de hepatite C na estação central de metrô do Recife



Nesta sexta-feira (27/07), das 8h às 12h, a Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) estará realizando uma ação na Estação Central de Metrô do Recife, para marcar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado amanhã (28/07). Durante a ação, organizada pelo Programa Estadual de IST/Aids/HV, serão ofertados 200 testes rápidos para detecção da hepatite C, 200 doses da vacina contra a hepatite B, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos e sachês de gel lubrificante.
De acordo com o Boletim Epidemiológico 2018 do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017. O documento destaca ainda que número de casos mais que dobrou nos homens de 20 a 39 anos. Dentre as hepatites virais, a hepatite C continua tendo a maior notificação, 11,9 casos para cada 100 mil habitantes, sendo responsável por mais de 70% dos óbitos.
"As hepatites virais são doenças que podem ser prevenidas, cada uma com sua particularidade. Para evitá-las, é importante sempre ter cuidado com a higiene dos alimentos, usar camisinha nas relações sexuais e atenção aos materiais perfurocortantes como barbeador, alicates e tesouras de unha, assim como atenção na realização de tatuagens e piercings”, afirma Camila Dantas, gerente do Programa Estadual de IST/Aids/HV. 
Em 2017, Pernambuco registrou 21 casos de hepatite A e apenas 2 óbitos. Em relação à hepatite B, o estado confirmou 179 casos e 8 mortes. No mesmo ano, foram notificadas 226 ocorrências de hepatite C com 44 óbitos. 
Em geral, as hepatites virais não apresentam sintomas. Nos casos avançados, o paciente pode apresentar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Camila Dantas ressalta ainda que “a vacinação contra as hepatites A e B é um grande ganho para a população, podendo ser realizada nos postos de saúde. O diagnóstico precoce também é uma forma de prevenção, evitando o avanço da doença, e pode ser iniciado com a testagem rápida, no caso das hepatites B e C".
PREVENÇÃO
- Vacinação contra as hepatites A e B;
- Usar preservativo em todas as relações sexuais;
- Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings;
- Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;
- Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas;
- Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para o uso de drogas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário