domingo, 8 de julho de 2018

Pernambuco terá verba direcionada para Ouvidoria do SUS



O Ministério da Saúde fará um repasse de R$ 600 mil para o estado de Pernambuco investir em qualificação, implantação e descentralização da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios. O recurso foi aprovado durante a 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada em Brasília – DF, em 28 de junho. 
O objetivo é ampliar o atendimento da ouvidoria, tornando-a mais acessível aos pernambucanos atendidos pelo SUS. Os serviços oferecidos por meio do Disque Saúde 136 incluem reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos com relação aos serviços de saúde e atendimentos prestados. 
A verba destinada a Pernambuco foi definida de acordo com o número de municípios no estado e será repassada ao Fundo Estadual de Saúde, em parcela única, no exercício de 2018. Os incentivos financeiros deverão ser utilizados exclusivamente para a aquisição de bens e serviços necessários à execução de ações da ouvidoria.
“Hoje temos mais uma conquista. É necessário o fortalecimento das ouvidorias como um instrumento de gestão dentro do SUS. Por isso é importante fomentar a implantação e a qualificação desses serviços. Trabalhamos a pauta como prioritária”, destaca Gerlane Baccarin, secretária da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde.
A Ouvidoria do SUS
O serviço é oferecido aos usuários do SUS através do Disque Saúde 136, para manifestar suas reclamações, sugestões e elogios, além de solicitar informações sobre saúde, doenças, medicamentos e campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde. As ligações são gratuitas e o atendimento funciona 24 horas. De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, o cidadão será atendido por um teleatendente, nos demais horários, as informações são disponibilizadas pela Unidade de Resposta Audível (URA), com informações gravadas.   
Além do serviço telefônico, a partir de junho desse ano, os cidadãos também contarão com o atendimento via chat. O novo canal de comunicação encontra-se disponível no portal do Ministério da Saúde, na aba “Contatos”, em “Atendimento via chat Disque Saúde 136”, acessível de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário