sábado, 14 de julho de 2018

Mutirão ortopédico para pacientes com microcefalia em Petrolina



Nesta sexta-feira (13/07), a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina realizou um mutirão para prestar atendimento ortopédico às crianças com síndrome congênita do zika (SCZ/microcefalia) dos municípios de Petrolina, Ouricuri e Salgueiro. A ação atendeu cerca de 35 meninos e meninas e foi promovida em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE).
As consultas, marcadas através da Central de Regulação do Estado, foram  realizadas pelo ortopedista pediátrico Epitácio Leite, dos hospitais Getúlio Vargas e Maria Lucinda, no Recife. O profissional é o responsável pelas cirurgias ortopédicas que estão sendo realizadas nesse público, além de também fazer infusão de toxina botulínica para tratar a rigidez muscular das crianças com SCZ/microcefalia.
“Após os atendimentos, caso seja necessário, faremos o encaminhamento das crianças para realizarem exames, cirurgia ortopédica ou para a infusão da toxina butolínica. Tudo será agendado para que as mães cheguem aos serviços necessários”, afirma a coordenadora do Núcleo de Apoio às Famílias com Microcefalia da SES, Laura Patriota. 
Desde o início das notificações da doença, 2.545 casos foram identificados, com 456 confirmações. Até o momento, 30 crianças já passaram por procedimentos cirúrgicos ortopédicos e 63 já fizeram infusão de toxina botulínica, todos oriundos da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Agreste e Sertão.   
O atendimento aos portadores da enfermidade pode ser realizado em uma das 32 unidades ligadas à rede estadual de saúde, nas 12 Regionais de Saúde (Geres) do Estado. Em Petrolina, as unidades de referência para essas crianças são o Hospital Dom Malan (neuropediatria e pediatria) e a UPAE Petrolina (suporte de reabilitação).

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário