segunda-feira, 28 de maio de 2018

SES/PE reúne hospitais para garantir troca dos plantões e assistência à população



Na manhã de hoje (28/05), o secretário estadual de saúde, Iran Costa, se reuniu com diretores das 6 grandes emergências do Estado (hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, Otávio de Freitas e Regional do Agreste), além do Hemope e complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), para tentar viabilizar a troca dos plantões dos profissionais de saúde.
A reunião, que aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE), teve como objetivo apresentar as ações do Governo do Estado para garantir o funcionamento dos serviços essenciais à população diante da paralisação nacional dos caminhoneiros. Outro ponto do encontro foi a abertura de espaço para ouvir as demandas das unidades, com o intuito de garantir a manutenção das atividades dentro da normalidade. 
No momento, após garantir o abastecimento de combustível dos geradores, ambulâncias e veículos que prestam serviços essenciais às unidades de saúde e também o abastecimento de insumos, a SES/PE está agindo para viabilizar a troca de plantões nas unidades de saúde. 
“Através da determinação do governador Paulo Câmara, o Governo do Estado conseguiu assegurar, nesta segunda-feira, toda a frota de transporte público na Região Metropolitana do Recife. Alguns postos também já contam com combustível em suas bombas. Além disso, já orientamos todas as unidades ligadas à rede estadual de saúde, bem como as Gerências Regionais de Saúde, a trabalhar com responsabilidade para garantir a integridade dos profissionais de saúde e a troca de plantões”, ressaltou Iran Costa. 
De acordo com a SES/PE, desde a última quinta-feira (24/05) cargas de combustível foram liberadas do Porto de Suape para atender as demandas de ambulâncias de hospitais, do Samu, carros para transporte de pacientes, alimentação, gás hospitalar, home care e gás de cozinha para hospitais, lavanderias, carros de lixo hospitalar e carros municipais que trabalham para o SUS. Além disso, caminhões carregados com insumos hospitalares, que se encontravam retidos nos pontos de bloqueio, foram liberados.
“Por determinação e priorização do governador Paulo Câmara, não tivemos maiores problemas nas nossas unidades de saúde, seja no Recife ou no interior”, destacou o secretário estadual de saúde. No início da tarde, o órgão se reunirá por webconferência com unidades do interior do Estado.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário