quarta-feira, 25 de abril de 2018

Alimentos orgânicos têm inúmeros benefícios à saúde


Os alimentos orgânicos são produzidos sem o uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos, substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente. As técnicas utilizadas na produção respeitam a natureza e mantêm a qualidade do alimento, minimizando as chances de danos à saúde dos consumidores.
De acordo com o Greenpeace, organização que atua na proteção do meio ambiente, a agricultura brasileira é campeã mundial em uso de agrotóxicos. Além disso, mais de 60% dos alimentos testados no país possuem algum resíduo nocivo à saúde humana, segundo dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Nos últimos anos, a preocupação com a procedência dos alimentos tem levado um número cada vez maior de consumidores à procura dos orgânicos. Essa conscientização da necessidade de uma alimentação mais saudável estimula a produção e o crescimento do consumo dos mesmos. Frutas, legumes, verduras, hortaliças, carnes, ovos, feijão e cereais são alguns exemplos.
Os benefícios dos alimentos orgânicos são inúmeros. Além de ajudarem na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas, eles são mais mais nutritivos, preservam as fibras, vitaminas e minerais. Eles também possuem mais substâncias bioativas, resultando em mais antioxidantes para o organismo que, consequentemente, levam à um reforço no sistema imunológico e previnem diversas doenças.
A cenoura orgânica é rica em caroteno, substância que atua no combate às infecções e reduz o risco de infarto. Já o tomate possui licopeno que é um antioxidante excelente para retardar o envelhecimento e pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de próstata. Os benefícios dos orgânicos não estão só nas frutas e legumes, as carnes e ovos provenientes de animais que não sofrem estresse e também se alimentam de orgânicos, contribuem para uma dieta alimentar mais segura e saudável.
Em geral, os alimentos orgânicos são um pouco mais caros do que os inorgânicos. Isso se deve ao fato do cultivo possuir mais processos e necessitar de mais mão de obra, uma vez que são produzidos por pequenos agricultores e pela agricultura familiar. Contudo, as vantagens do consumo desses alimentos valem a diferença no custo. Eles ainda recebem um selo de certificação, o SisOrg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica), que garante a procedência do alimento, natural e livre de alterações químicas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário