terça-feira, 29 de maio de 2018

Dia Mundial da Saúde Digestiva: doenças gastrointestinais e como evitá-las



29 de maio é o Dia Mundial da Saúde Digestiva. A data faz parte do calendário de ações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e pretende conscientizar a população sobre as principais doenças o aparelho digestivo e quais os cuidados para evitá-las. Maio também é o mês de conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais, conhecido como Maio Roxo. 
O sistema digestivo tem a função de regular os líquidos, nutrientes e excessos que serão expelidos pelo corpo. De acordo com Cláudia Sá, gastroenterologista, as principais doenças que acometem os órgãos desse sistema são o refluxo, as dispepsias (conhecidas popularmente como gastrites), a síndrome do intestino irritável e os distúrbios associados à constipação ou prisão de ventre. Outras enfermidades comuns são diarreia, apendicite, pancreatite, cálculo biliar, câncer de cólon e faringite.
A especialista estima que 20% dos brasileiros tenham problema de refluxo e cerca de 30 a 40% da população vai desenvolver uma dispepsia ou gastrite em algum momento da vida. “Cada vez mais tem se estudado sobre a associação dos distúrbios gastrointestinais e o estresse, é o que chamamos de eixo cérebro-intestino. Ou seja, é quando o sistema nervoso central ativa a sensibilidade do aparelho digestivo”, esclareceu Cláudia Sá. A médica ressalta ainda que quando essas doenças ligadas ao estresse se tornam crônicas, podem se tornar uma doença funcional como a síndrome do intestino irritável.
O sistema digestivo é formado pelos órgãos do trato gastrointestinal, também chamado de tubo digestivo, além do fígado, pâncreas e vesícula biliar. Os órgãos que compõem o trato gastrointestinal são a boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso (composto pelo cólon e reto) e ânus. 
O alimento entra pela boca e segue até o ânus através dos órgãos ocos do tubo digestivo. Esse sistema ajuda o organismo a digerir os alimentos, transformando os mesmos nos nutrientes necessários para o corpo. Por isso, a saúde digestiva está associada diretamente com o tipo de alimento que o indivíduo consome e com seus hábitos de vida.
Para manter a saúde e o bom funcionamento do organismo é fundamental colocar alguns hábitos na rotina como beber bastante água, exercitar-se regularmente, controlar o estresse, evitar alimentos ricos em gordura, incorporar probióticos na alimentação, ingerir fibras solúveis (farelo de aveia, nozes, sementes e legumes) e insolúveis (farelo de trigo, legumes e grãos integrais), evitar o consumo de cigarro, álcool e café em excesso.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário