sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Doutores da Alegria celebram 15 anos de atuação no Recife com passeio ciclístico



Por Rebeka Gonçalves
No próximo domingo (30/09), o 15º aniversário da atuação dos doutores da alegria no Recife será comemorado com o passeio ciclístico mais bobo do mundo, o Bobociclismo, com concentração a partir das 8h30, no Parque da Jaqueira, em frente ao Econúcleo. Serão percorridas várias ruas, pontes e avenidas da Zona Norte e do Centro do Recife. Às 13 horas, acontecerá a abertura da exposição fotográfica Doutores da Alegria Recife 15 anos, na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife.
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em hospitais públicos e ambientes adversos. Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a associação já realizou mais de 1,7 milhão de intervenções junto às crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde.
“A presença do Doutores da Alegria no hospital causa impacto imediato: o encontro com a criança, a cumplicidade dos pais e da equipe de saúde, o ambiente que se transforma. Além da atuação nos quatro hospitais atendidos no Recife - Hospital da Restauração, Barão de Lucena, Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape, e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) – a associação alcança o público em geral através de espetáculos e intervenções urbanas. Nossa atuação estimula o lado saudável das crianças, dentro e fora dos hospitais. E tanto o exercício físico quanto a arte fazem parte disso”, explica Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria.
A exposição ‘A máscara do palhaço inserida no ambiente hospitalar’, que está marcada para depois do Bobociclismo, tem a curadoria da fotógrafa e professora Renata Victor. A mostra reúne 15 imagens registradas por fotógrafos que acompanharam o trabalho dos Doutores da Alegria ao longo desses anos de atuação continuada. 
A escolha das imagens que compõem a exposição foi de um acervo de mais de mil fotografias. “Pensei que iria me deparar com imagens pesadas, diante da realidade de vulnerabilidade das crianças nos hospitais. Mas o que encontrei foi um universo de beleza e de bem-estar. A cada foto selecionada, percebia como os palhaços encontram a melhor maneira de intervir junto às crianças”, explica a curadora. 
“As fotografias mostram o que, muitas vezes, é difícil traduzir em palavras: a sensibilidade de cada encontro entre o palhaço e a criança hospitalizada, o seu acompanhante, o profissional de saúde. O nosso trabalho é baseado na potência desses encontros”, acrescenta Arilson Lopes. A exposição vai circular pelos quatro hospitais atendidos pelos palhaços na capital pernambucana. De 02 a 18 de outubro, a mostra será montada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos.
Como ajudar os Doutores da Alegria 
O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. 
Quem quiser ajudar o trabalho da organização pode entrar no site www.doutoresdaalegria.org.br e pela fanpage ‘doutores’.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário