sábado, 12 de maio de 2018

SES divulga novo boletim epidemiológico da influenza em PE



A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES/PE) divulgou o último boletim epidemiológico sobre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com os dados, referentes ao período do início de janeiro até o dia 28 de abril, Pernambuco registrou 452 casos de SRAG, com 14 resultados positivos para influenza A(H1N1) e 10 para influenza A(H3N2). Foram registrados também 3 óbitos pelo subtipo A(H1N1), confirmados através de exames laboratoriais.
Esse número representa uma diminuição de 30,4% em relação ao mesmo período de 2017, quando foram registrados 650 adoecimentos, sendo 62 para influenza A(H3N2), 8 de influenza B, 3 de vírus sincicial respiratório (VSR) e 1 de influenza1. O Brasil notifica obrigatoriamente os casos de SRAG, que é quando há necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório.
Em relação aos casos da síndrome gripal (SG), que engloba os casos leves, a SES faz o monitoramento apenas em quatro unidades sentinelas, sendo 3 em Recife e 1 em Jaboatão dos Guararapes. Nessas unidades, semanalmente, são realizadas algumas coletas de amostras dos pacientes para identificar os vírus em circulação no Estado. Durante o mesmo período, foram confirmados 23 casos de influenza A(H1N1), 12 de influenza A(H3N2), 1 de influenza B, 1 de vírus sincicial respiratório (VSR) e 1 de adenovírus.
Com informações da Secretaria de Saúde de Pernambuco

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário