domingo, 22 de abril de 2018

Conheça os efeitos do café para a sua saúde



O café é considerado uma das paixões dos brasileiros. No entanto, ainda existem muitas dúvidas a respeito dos benefícios e/ou prejuízos que ele pode trazer para a saúde dos consumidores. As informações sobre seus efeitos no organismo ainda são muito controversas, muitas vezes é associado a efeitos negativos, por um lado, e benéficos, por outro.
A bebida pode estar associada ao aumento da pressão arterial e dos níveis de colesterol, por outro lado, é considerada favorável na prevenção contra doenças cardiovasculares e como estimulador do metabolismo. 
Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com o Ministério da Saúde, os efeitos do café no organismo derivam de substâncias bioativas como a cafeína, estimulante do sistema nervoso e do músculo cardíaco; ácidos clorogênicos, que possuem atividade anticancerígena e propriedades antioxidantes; e diterpenos, substâncias que se relacionam com o metabolismo das gorduras.
Neste estudo, que gerou a publicação do livro Desmistificando Dúvidas Sobre a Alimentação, um dos resultados aponta para a ação antioxidante do café, o que leva à inibição de inflamações e menor risco de doenças cardiovasculares e outras doenças inflamatórias. Porém, ele ressalta que o consumo em excesso, de mais de três xícaras por dia, em média, pode causar algum tipo de mal estar associado com pressão alta ou gerar ansiedade. 
Além disso, o estudo destaca ainda que a maneira como o café é produzido também afeta suas propriedades e, é claro, o sabor. O modo de preparo da bebida, e seu consumo, está relacionado com a elevação dos níveis de colesterol. Cafés turco ou fervido possuem maiores concentrações de cafestol, substância responsável pelo aumento do nível do colesterol  LDL (colesterol prejudicial à saúde), do que os cafés filtrados ou instantâneos.
A pesquisa conclui que o segredo está na quantidade, no consumo sem exagero, e na forma como a bebida é preparada e conservada. O ideal é consumir o café acondicionado em garrafas térmicas em no máximo 30 minutos. Por isso, deve-se preparar somente a quantidade de bebida que vai ser consumida nesse intervalo de tempo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário